TÉCNICA PARA DININUIR O FATOR ENCOLHIMENTO

                                   FATOR ENCOLHIMENTO

Dez entre dez naturais que possuem cabelo encaracolado de qualquer diâmetro ou textura de fio sabem que uma das grandes verdades do universo é a de que o cabelo encaracolado nunca é, de fato, do tamanho que aparenta ser. Quanto mais estreitas as molinhas dos nossos cabelos, mais elas tendem a encolher e fazê-lo parecer bem mais curto do que é quando esticado. Como dizia o slogan de um antigo produto para alisamento, nosso cabelo é do tipo “puxa, estica; solta, enrola”.
Esse fator é agravado no caso de fios muito finos, que tendem a ser mais leves que fios grossos. Esses, então, chegam a encolher até um terço do tamanho que atingem quando esticados! Para quem possui cabelos crespos e encarapinhados, isso é sinônimo de cabelo “joãozinho” ou “blackinho” (um “black power” ou “afro” pequeno) durante vários e vários meses. Nosso cabelo parece crescer sempre para cima, e nunca para baixo...
Por conta disso, muitas de nós acabamos cedendo aos alisantes e relaxantes, que abrem os cachinhos e, em teoria, revelam o comprimento real dos fios. Contudo, sabemos o quanto as químicas que alteram a estrutura dos fios de cabelo são agressivas. A estratégia escolhida para ajudar a abrir os cachos e mostrar o quanto nosso cabelo cresceu acaba saindo pela culatra, a partir do momento que o torna mais frágil e propenso à quebra.
Então, para aquelas que já estão naturais há pelo menos um ano e sabem que ganharam uns bons dez centímetros de comprimento nos cabelos, existe solução para mostrar o verdadeiro tamanho da cabeleira conquistada a muito suor e creme de tratamento? A resposta é: existe! Na verdade, há diferentes estratégias para dar uma “esticada” nos cachinhos sem ter que recorrer a produtos que modifiquem a sua estrutura. Vamos ver algumas delas.

Além do resultado visual do encolhimento dos nossos fios após estilização, ele também atrapalha em outros momentos. Na hora de lavar, por exemplo, o fator encolhimento contribui para que nossos fios embolem e embaracem. Durante a aplicação de máscaras de tratamento e até durante a estilização com leave-in ou condicionador isso também ocorre. O que podemos fazer para evitar o embaraço exagerado nestes momentos é separar o cabelo em seções, trabalhando com uma de cada vez e prendendo em seguida (em coquinhos ou twists, tanto faz; o importante é que os fios não fiquem soltos ou livres para que não se enrosquem ao encolherem novamente após a manipulação).
O encolhimento também agrava o embaraço no cabelo seco, após estilização. Normalmente, quando fazemos wash and go's (lavamos, aplicamos produto e deixamos do jeito que ficar) nossos fios encolhem ao máximo e tendem a embolar bastante, especialmente quando levamos vários dias para lavar e desembaraçar o cabelo novamente. Boa parte das gurus da internet que conseguiram cabelos compridos incluem em sua rotina estilos e penteados que "estiquem" o cabelo justamente para reduzir a formação de nós (incluindo nozinhos de fada), que podem causar quebra ao pentear os fios e em casos graves necessitam de tesoura para serem eliminados. Por isso, adotar uma rotina em que seus cachos fiquem parcialmente esticados pode manter por mais tempo a integridade de seus fios.
 or fim, o que a gente pode fazer é aceitar nossos cabelinhos, com todas as suas particularidades. Não há como se livrar do encolhimento definitivamente e ser natural ao mesmo tempo! O fator encolhimento é parte do nosso cabelo crespo e é parte de toda a diversão. Ao mesmo tempo em que nos decepciona ao trazer para a altura do queixo um cabelo que já está abaixo do ombro, também nos permite variar radicalmente o visual, de um “afro” encolhido discreto até um penteado super elaborado, que ninguém imaginava que fosse possível fazer em um cabelo tão “curto”! Aproveite a versatilidade dos seus fios e aprenda a usar o fator encolhimento a seu favor.
Eu descobri uma que, deu para desfasar bem os meu e vou deixar o vídeo abaixo:

Nenhum comentário